Bruno Dias não precisou de internação (Foto: Arquivo Câmara)

Dois vereadores de Pouso Alegre estão com Covid-19. Os vereadores Bruno Dias (DEM) e Ely do Celinho (DEM) estão afastados das sessões.

Ely do Celinho teve o pior quadro, e chegou a ficar internado. Ele não foi intubado, ao contrário dos boatos que circulam nas redes sociais. Ely saiu do hospital nesta segunda-feira (15).

Ely do Celinho acabou de sair do hospital (Foto: Arquivo Câmara)

O PousoAlegrenet conversou com o vereador Bruno Dias. Ele disse que se afastou desde o dia 7. Fez um teste rápido, que deu negativo, mas seguiu isolado. O resultado positivo para Covid saiu na sexta-feira (12). Um dia antes, ele presidiu de forma online a sessão extraordinária que aprovou a compra de vacinas.

Bruno Dias contou que está em casa e está se recuperando bem: “Tive falta de ar, muita tosse, dor no corpo, calafrio. Quando começou os medicamentos já foi melhorando. Na quinta, quando presidi a sessão online, eu estava meio baqueado ainda. Mas foi melhorando. O Ely ficou pior do que eu, mas não precisou intubar”, contou.

Bruno presidiu sessão de forma online (Foto: Câmara)

O vereador não sabe como pegou a Covid. Em meio a polêmica recente, o PousoAlegrenet perguntou se ele utilizou no tratamento a Cloroquina ou Ivermectina. Ele foi categórico: “Não tomei ivermectina nem cloroquina. Apenas os medicamentos propostos pelos médicos”.

Câmara publica nota sobre as medidas adotadas

Foto: Câmara

Higiene e isolamento são as regras principais para se proteger contra a pandemia da Covid-19. Por acreditar que a Câmara é um ponto que precisa estar em funcionamento ativo diante da pandemia e seus reflexos, o presidente da Casa, vereador Bruno Dias – DEM, realizou uma reunião com a equipe de direção da Câmara e com o vice-presidente, Elizelto Guido – Patriota, definindo estratégias para que o atendimento à população continue de um modo que garanta que todos os funcionários e cidadãos estejam em segurança.

O presidente Bruno Dias, por cautela, há uma semana está afastado da Câmara por ter apresentado sintomas da Covid-19 e tem realizado diariamente todas as suas reuniões de modo virtual. Inclusive, não deixou de conduzir as Sessões Ordinárias. No final da semana passada, um segundo teste feito pelo presidente confirmou a contaminação. Assim como Bruno, o vereador Ely da Autopeças também testou positivo.

As reuniões híbridas têm sido uma opção para os vereadores, já que a tecnologia assegura a participação parlamentar.

Todos os servidores que apresentam sintomas ou têm contato com indivíduos positivos para Covid-19 também cumprem isolamento.

Em relação aos cuidados no prédio público, além de tapete sanitizante, todos os setores contam com álcool em gel à disposição dos funcionários, e, ao chegarem ao trabalho, todos os servidores têm a temperatura aferida.

Os servidores que se encontram amparados pela última portaria publicada na Câmara e desenvolvem seus trabalhos de modo “home office”, semanalmente encaminham relatórios de suas atividades, a fim de que o setor responsável possa ter controle de que as mesmas não estejam sendo prejudicadas.

O atendimento nos gabinetes parlamentares ocorre normalmente, porém, com uma pessoa atendida por vez.

No Centro de Apoio ao Cidadão – CAC, o cuidado conta ainda com mais detalhes. Os atendimentos são, em sua maioria, agendados previamente. O órgão tem sido uma importante ferramenta para atender pessoas que perderam seus empregos devido à crise da Covid-19, razão pela qual se torna um serviço essencial.

A pandemia tem sido um assunto amplamente discutido no parlamento pouso-alegrense e os vereadores trabalham para driblar a crise com atenção voltada para todos os setores da cidade.
O presidente destaca que “a Câmara opera com sua capacidade integral, apesar das medidas de controle”, e todas as reuniões estão sendo mantidas.