O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) disse nesta segunda-feira (15/03) que irá decretar ‘onda roxa’ para toda Minas Gerais a partir desta quarta-feira (17). O anúncio foi feito em reunião virtual fechada com prefeitos, que ainda está acontecendo nesta noite.

“Nosso sistema de saúde como um todo está em colapso. Pode ser que excepcionalmente em algum lugar haja alguma vaga. Mas isso será cada vez mais excessão. E devido toda essa criticidade do quadro, nós estaremos decretando a partir desta quarta-feira, depois de amanha, dia 17 de março, onda roxa em todo o estado. Por uma questão humanitária”, disse Zema.

Nesta terça-feira (16/03), o governo de Minas dará uma entrevista coletiva para falar sobre a situação da pandemia no estado, às 7h30. Vale destacar que, para a medida começar a ter efeito, Zema teria que oficializar o ato via decreto.

Na Onda Roxa, municípios podem autorizar apenas o funcionamento de serviços essenciais, além da imposição do toque de recolher entre 20h e 5h. As cidades também terão que adotar barreiras sanitárias e proibir eventos públicos ou privados, além de vetar reuniões presenciais. O padrão é que as localidades sigam a fase mais restritiva por 15 dias.