Manifestantes ameçaram abrir lojas mesmo contra determinações da Onda Roxa (Foto: PousoAlegrenet)

A Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre emitiu uma nota na tarde desta sexta-feira (9) sobre a manifestação realizada por um pequeno grupo de comerciantes na tarde desta quinta-feira (8) em frente a prefeitura. Os comerciantes ameaçaram abrir as lojas mesmo contra as determinações da ‘Onda Roxa’, que permite apenas estabelecimentos definidos como essenciais pelo protocolo.

Na nota, a Acipa diz que não apoiar desobediência civil e alertar sobre as consequências de tal ato e possíveis sanções legais.

Em entrevista ao PousoAlegrenet na manhã desta sexta-feira, o prefeito de Pouso Alegre avisou que os estabelecimentos que abrirem terão entre outras medidas, o alvará cassado. A prefeitura também já acionou a justiça contra alguns dos comerciantes que incitaram o descumprimento das medidas sanitárias contra a Covid.

Confira a nota da Acipa

A Diretoria da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, vem a público externar o seu compromisso de apoio a todos os empresários da cidade e região.

Entende a gravidade do momento frente a pandemia da Covid-19 e concorda que medidas devam ser implementadas em todos os aspectos e com a máxima urgência, para que o comércio volte ao seu curso normal.

Solidariza-se com todos os comerciantes na luta insana pela sobrevivência, pela manutenção dos seus negócios, pela proteção da família e do emprego.

A entidade, sem medir esforços e com trabalho incansável de diretores e colaboradores, cumpre seu propósito maior de defender os interesses de seus associados dando-lhes apoio e a legítima representatividade.

Não obstante, todo e qualquer trabalho é pautado na observância da lei e da ordem, subtraindo-se quaisquer ações contrárias ou que possam contrapor aos preceitos éticos.

Especificamente sobre os últimos acontecimentos, a Diretoria da Acipa está fortemente empenhada, inclusive reunindo-se com o governador e outras lideranças do Estado, mas não apoia a desobediência civil e alerta sobre as consequências de tal ato e possíveis sanções legais.

Sem mais para o momento, coloca-se a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e reafirma a sua vocação de servir e lutar como entidade representativa do comércio, da indústria e dos serviços locais.

Pouso Alegre, 09 de abril de 2021.
Ibrahim Elias Kallás
Presidente