Zema anuncia prorrogação da Onda Roxa no Sul de Minas e outras 11 regiões (Foto: GIl Leonard / Imprensa MG)

O Sul de Minas seguirá na Onda Roxa por pelo menos mais uma semana. A decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 foi divulgada na tarde desta quarta-feira (7).

A Onda Roxa havia sido prorrogada até o dia 11, e a situação é avaliada todas as quartas-feiras. A única macrorregião que regrediu na classificação de risco da pandemia foi a Triângulo do Sul, mas as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva e Taiobeiras também avançam para a “Onda Vermelha”, de alerta máximo, mas menos restritiva. A macrorregião se soma à Triângulo do Norte como as únicas que não estão no patamar de maior gravidade em Minas.

“No entanto, o avanço a partir de segunda (12/4) caso o cenário positivo se mantenha favorável. As demais regiões do estado devem seguir, por mais uma semana, as medidas decretadas na semana passada”, informa o governo em nota à imprensa.

“Temos observado resultado positivo nos números das regiões que entraram na onda roxa há mais tempo, o que permite deduzir que as demais regiões, em breve, também terão queda no número de casos. Essa queda, em um segundo momento, se refletirá na diminuição no número de internações e, em um terceiro momento, levará à queda no número de óbitos”, explicou Zema.

Ruas ficaram praticamente vazias na 1ª noite de Onda Roxa (Foto: PousoAlegrenet)

Além da prorrogação, foi suspenso o toque de recolher e a proibição de reuniões familiares. A mudança se deve a uma disputa judicial que questionava a constitucionalidade de medida.