PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu

Zema diz que muitos hospitais de MG só tem sedativos para mais 1 ou 2 dias e culpa Ministério da Saúde

Zema culpou o Ministério da Saúde, que confiscou os sedativos, e segundo o governador, não tem repassado os medicamentos na velocidade necessária

Foto: Reprodução

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que Minas Gerais só tem estoque de sedativo para mais um ou dois dias. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (8), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

“Estamos correndo risco de pacientes intubados acordarem por falta de sedativos, isso não pode acontecer”, disse.
De acordo com o governador, a baixa no estoque é reflexo de uma mudança no Ministério da Saúde e do aumento na demanda pelo medicamento.

“Houve uma mudança no Ministério da Saúde, que pediu requisição administrativa desses insumos junto à indústria. Antes, cada unidade hospitalar fazia o pedido na indústria, mas, com essa requisição, o Ministério da Saúde passou a ter acesso a toda a produção e não temos tido acesso a esses medicamentos na velocidade adequada”, afirmou.

“Temos de salientar que a indústria triplicou a produção, mas o consumo aumentou dez vezes. Temos tentado importar, mas faltam insumos”, completou o governador.