Foto: Divulgação Sicredi

Um agricultor de Pouso Alegre é o destaque dessa semana do quadro histórias que inspiram, do Sicredi. Luiz Gustavo de Castro Magalhães, aproveitou a experiência adquirida em Angola, na África, para desenvolver a propriedade em Pouso Alegre. Ele produz alimentos em estufa, sem agrotóxicos.

“Eu decidi voltar ao Brasil quando nossos planos financeiros estavam estruturados e também em virtude da família, pois a vontade de estar próximo dela era grande demais. Além disso, eu queria aplicar na nossa propriedade tudo o que eu aprendi lá, de uma maneira que pudéssemos produzir mais, gastando o mínimo possível e conseguimos. Nossa decisão foi de produzir alimentos em estufa, sem agrotóxicos. Também investimos em áreas de campo aberto, onde plantamos outros produtos, como pepinos e pimentas, além do tomate que é o carro chefe da empresa. A ideia não é só ser diferente, mas também mostrar que é possível fazer, sendo exemplo para outros agricultores da região”, frisa Magalhães.

O sonho do produtor rural foi alcançado. “O que eu mais queria na vida, hoje eu tenho – estar próximo da minha família, das pessoas que eu amo, trabalhando em casa e vendo as plantas produzirem lindamente. Por isso, me sinto bastante realizado e grato por tudo o que conquistamos até aqui”, destaca.

Magalhães destaca o apoio do Sicredi no seu empreendimento, e contra que chegou na vida da sua família em um momento que queriam dar um passo a mais na propriedade: “Sou muito grato ao Sicredi, por ter me apoiado neste projeto, por ter confiado nos nossos sonhos, no nosso futuro. A Cooperativa é fundamental no nosso empreendimento”, assegura o associado, que também é coordenador de núcleo da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.

O colaborador, Luiz Carlos Botezini, afirma que Magalhães é um exemplo como coordenador de núcleo e como associado também. “Ele tem espírito cooperativista, presta assistência técnica a todos os produtores vizinhos da propriedade, colabora com ideias. Enfim, mantemos um relacionamento aberto, sincero e franco, o que ajuda para que possamos crescer juntos. Ele tem nossa admiração pelo que desempenha na propriedade, pela pessoa esforçada que é e pelo associado exemplar que sempre foi”, conclui Botezini.