A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre informou nesta terça-feira (4) que aguarda a chegada de uma nova remessa de vacina CoronaVac para aplicação da 2ª dose contra a covid-19.

Segundo a Secretaria, todas as orientações do Estado para a execução da campanha de imunização contra a covid-19 tem sido seguidas, mas nesse momento, Pouso Alegre não possui doses da CoronaVac para a aplicação da segunda dose.

A bula da Coronavac determina que a segunda dose do imunizante deve ser aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira. Em praticamente todo o Brasil, esse prazo não tem mais sido respeitado devido a falta do imunizante. Ao menos nove capitais já atrasam aplicação de segunda dose da Coronavac. Entre elas está Belo Horizonte.

Uma das explicações para o atraso da vacina são as mudanças de orientações do Ministério da Saúde, na perspectiva de pesquisadores. A partir da oitava remessa de vacinas que chegou a Minas Gerais, em março, o Ministério da Saúde passou a recomendar que todas as unidades fossem utilizadas para aplicação da primeira dose, prometendo que as vacinas para aplicação da segunda seriam enviadas dentro do prazo correto aos municípios.

Com atrasos no recebimento de insumos importados e consequente diminuição da entrega de unidades pelo Instituto Butantan, a pasta não cumpriu a garantia e voltou atrás na última semana: a partir de então, a orientação federal passou a ser reservar vacinas para a segunda dose.