Foto: Dvulgação

O pousoalegrense e ex-goleiro Aranha está lançando um livro sobre a história do negro no Brasil: O “Brasil Tumbeiro”. Muito bem ilustrado e de leitura agradável, o livro conta a história de personagens que mostram o negro como protagonista da história do país.

“O livro narra o que todo brasileiro, negro ou não, deveria saber sobre a história do negro no Brasil. História essa que vai além da violência que arrancou os primeiros dentre milhões de negros escravizados do continente africano e chega à periferia das grandes cidades assolando jovens negros e afrodescendentes. A verdade é uma só: no Brasil, de tantos heróis e heroínas negros, a desigualdade e o racismo privilegiaram a falta de memória”, explica Aranha na sinopse do livro.

Mário Lúcio Duarte Costa, mais conhecido como Aranha, se tornou uma das principais vozes contra o racismo no país. Apesar de ter defendido grandes clubes e ser eleito duas vezes melhor goleiro do campeonato paulista, sua carreira ficou marcada por um episódio de racismo em 2014.

Aranha denunciou racismo

Aranha defendia o Santos em uma partida pela Copa do Brasil, quando torcedores do Grêmio começaram a chama-lo de macaco. Aranha não aceitou calado a agressão, e reclamou com o arbitro.

A partida seguiu, mas o Grêmio acabou excluído da competição. Alguns torcedores identificados não chegaram a ser julgados. A única punição foi ter que comparecer a delegacia nos horários dos jogos durante alguns meses.

Atualmente Aranha é colunista do UOL, onde fala sobre racismo e preconceito.

O livro pode ser adquirido pelo link: https://www.editoramostarda.com.br/produto/brasil-tumbeiro/