Foto: Arquivo FUVS

A professora Maria Grafira Nunes Saponara faleceu na madrugada desta terça-feira (10) em Pouso Alegre. Ela tinha 79 anos e lutava contra um câncer no pâncreas. “Dona Grafira”, como era carinhosamente chamada pelos alunos, era muito querida na cidade.

Formada em letras com ênfase em literatura, foi por décadas professora titular da Univás em diversos cursos, especialmente Letras e Pedagogia. Também foi professora no Colégio São José.

Homenagem feita pelo Colégio São José

“Os adjetivos não são suficientes para externar todo o carinho, admiração e respeito por essa grande mulher guerreira, destemida, criativa e de grande sabedoria” – diretora do Colégio São José, Nilda Franco.

Em 2015, Maria Grafira foi homenageada pela Univás, dando nome a sala dos professores da Unidade Fátima. O atual prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, era o presidente da FUVS na época, e falou sobre a professora:

Foto: Arquivo FUVS

“Falar da professora Grafira não é tarefa fácil. Por ela fala sua vida, sua integridade, seu caráter, seu conhecimento, seu comprometimento com a educação e sua dedicação à família. Ela tem na educação um fecundo ato de amor pela nobre missão de ensinar, não só a Lingua Portuguesa, mas lições de vida, de valores e princípios. A senhora possui a marca da paciência e humildade…exigências mínimas de quem carrega com amor o título de professora. A senhora contribuiu com a melhoria da nossa sociedade e conseguiu fazer de cada aluno uma pessoa mais humana e preparada para vida. Muito obrigado minha querida professora”.

O velório está acontecendo na funerária Ferracioli, e o sepultamento será as 16h45 no Cemitério Municipal. Ela deixa cinco filhos.

Fotos da professora Grafira: