O Museu Tuany Toledo de Pouso Alegre realizará de 20 a 24 de setembro a 15ª Primavera dos Museus, que neste ano abordará o tema “Museus: perdas e recomeços”. Em meio a tantas perdas sofridas, os museus se voltam para o desafio de devolver ao público o ânimo para reconstruir suas histórias.

Desde 2007, o Museu Tuany Toledo participa desse evento, promovendo atividades que movimentam a comunidade e valorizam o acervo e as memórias de Pouso Alegre e região. Neste ano, a programação será inteiramente virtual, com o objetivo de alcançar participantes em áreas remotas e tendo em vista o cuidado com o público.

Serão realizadas cinco lives, sendo três delas através do Instagram www.instagram.com/museuttoledo, das 19h30 às 20h30, com transmissão simultânea pela TV Câmara Pouso Alegre, canal digital 18.2.

– 20/09, segunda | Museologia e História no Sul de Minas Gerais: Uma visão arqueológica, com Paulo Araújo de Almeida, mestre em Arqueologia, que aborda achados arqueológicos da região e como eles ajudam a construir a nossa história.

– 22/09, quarta | Bate-papo sobre museus, com Luís Fernando Nogueira dos Santos, do Centro de Memórias e Tradições da Festa de Nossa Senhora do Rosário, de Silvianópolis, que vai falar a respeito desse espaço cultural de nossa região.

– 23/09, quinta | Dezesseis de julho: Festa, cultura e memórias na cidade de Borda da Mata – MG, com Cleyton Costa, mestre em História Social, contando histórias e curiosidades sobre a tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo.

As outras duas lives serão transmitidas pelo canal do Museu www.youtube.com/MuseuTuanyToledo:

– 21/09, terça, 14h | Visita virtual: Pouso Alegre em fotos antigas, na qual faremos uma viagem no tempo, visitando lugares curiosos da cidade retratados pelas lentes do passado.

– 24/09, sexta, 9h | Café com memórias, em que você vai conhecer peças do cotidiano e histórias de Pouso Alegre enquanto aprecia um cafezinho e uma boa prosa com a equipe do Museu.

A participação nas atividades é livre e gratuita. Caso o participante queira receber certificado, é necessário preencher previamente um formulário de inscrição disponível no link: https://forms.gle/FKLNbMFBVShxjRVA6.

Durante a semana, será realizada o Quiz do Museu nos stories do www.facebook.com/MuseuTuanyToledo e www.instagram.com/museuttoledo, valendo brindes exclusivos.

Curta nossas redes sociais e participe conosco. Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (35) 99850-454.