A Prefeitura de Pouso Alegre deu início nessa semana às obras de construção de uma rotatória entre o Jardim Canadá e o bairro Santa Rita. A obra permitirá o acesso mais seguro desses bairros à Avenida Vereador Hebert Campos (Dique 2).

A praça receberá o nome de João Marques de Paulo, nome importante para história da indústria farmacêutica em Pouso Alegre. “Uma pessoa que fez muito pela cidade e no seu desenvolvimento, a cidade deve muito a ele”, ressaltou o vereador Bruno Dias.

“Essa é uma homenagem extremamente merecida. Quero na pessoa dos filhos do seu João Marques, agradecer todos os investimentos que eles fazem aqui em Pouso Alegre. Quer através da Cimed, da União Química, da Biolab, ou do hotel Marques Plaza”, destaca o prefeito Rafael Simões.

João Marques tem história de coragem, perseverança e determinação

Foto: Reprodução / Agener União

João Marques de Paulo nasceu na roça em um lugarejo chamado Carmo do Cajim (MG). Ficou órfão de mãe ainda pequeno. Maltratado pela madastra, foge com seus 5 irmãos para Belo Horizonte (MG). Vendeu jornal na rua durante o dia, e pipoca no cinema a noite. Foi garçom, pedreito, eletricista.

Aconselhado pelo tio da esposa, procurou emprego como propagandista médico. Conseguiu trabalho no Instituto Pinheiros, na época o maior laboratório brasileiro. Era propagandista no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas, até hoje uma das regiões mais pobres do Brasil. Depois de 8 anos, foi trabalhar no laboratório La Petit, onde ficou 4 anos, até iniciar sua tragetória empresarial.

Fundou em BH uma distribuidora de medicamentos chamada Farmazonte. Na década de 60, funda os laboratórios Joma e Sintoquímica em São Paulo. Devido a doença da esposa, sai do setor por dois anos, e quase perde todo o capital acumulado.

Com o dinheiro que ainda restava, comprou em 1970 o laboratório Prata (fundado em 1936), dando inicío a União Química. A empresa iniciou operações em Pouso Alegre no ano 2000.

João Marques de Paulo faleceu em 2006, mas seus filhos seguiram a frente dos negócios da família, e ainda fundaram outras empresas de sucesso.

Atualmente, os filhos mantem em Pouso Alegre empresas como a Cimed, União Química, e Biolab, além do Marques Plaza Hotel.