PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu
PróximoAnterior

Cerca de 400 quilos de lixo são retirados do Rio Mandu em Pouso Alegre

Limpeza de um trecho do Rio Mandu contou com equipes Prefeitura,da Associação Manducaí, e do vereador Bruno Dias. Ação faz parte da celebração dos 173 anos de Pouso Alegre e do 'Dia do Rio Mandu'.

PróximoAnterior

Cerca de 400 quilos de lixo foram retirados do Rio Mandu e seu entorno na manhã desta segunda-feira (18) em Pouso Alegre. O recolhimento faz parte da celebração dos 173 anos de Pouso Alegre e do “Dia do Rio Mandu”, ambos comemorados no dia 19 de outubro.

A limpeza de um trecho do Rio Mandu contou com equipes Prefeitura e da Associação Manducaí. O vereador Bruno Dias também ajudou nos trabalhos dentro do rio. Eles percorreram não só parte do leito do Rio, como também a vegetação em sua margem. Foram recolhidos lixos como borracha, garrafas plásticas, isopor, garras de vidro e pneus.

PróximoAnterior

“Amanhã é considerado o dia do Rio Mandu e o rio é a história de Pouso Alegre. O Rio Mandu hoje está degradado e então a intenção nossa é tentar recuperá-lo pra não perder esse rio tão importante pra cidade”, diz o caiaqueiro Matheus dos Santos Carneiro.

Após ser realizada em 2018 e 2019, a ação no Rio Mandu não aconteceu em 2020 por conta da pandemia, mas foi retomada esse ano buscando sua limpeza e preservação em uma data importante par ao município. “Nós tentamos unir essas datas pra fazer uma atividade simbólica e tentar despertar nas pessoas essa ação preservacionista”, destaca Renato Garcia Dias, secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

O secretário acrescenta ainda que o despejo irregular de lixo no rio e em seu entorno causa diversos problemas como alagamento, entupimento de bocas de lobo e danos ambientais e, por isso, ter consciência é fundamental. “Cada um fazendo a sua parte, a gente vai ter um coletivo melhor”, finaliza Renato.