Cesar Lino da Silva tinha 68 anos (Reprodução EPTV)

Um lavrador de 68 anos morreu baleado após ter atacado policiais militares na noite desta quarta-feira (13) na zona rural de Borda da Mata (MG). Segundo a Polícia Militar, o idoso atingiu um policial com golpes de facão e depois trocou tiros com os outros militares.

A ocorrência teve início após um vizinho informar aos policiais militares que o autor estaria de posse de duas armas de fogo e que, durante uma desavença que tiveram no feriado, o autor teria apresentado o revólver. A desavença seria por causa de um boi que teria rompido os limites da propriedade.

Foto: PM

Na propriedade rural, os militares fizeram contato com o autor, sendo que ele saiu da residência e permaneceu no terreno da casa respondendo as indagações dos policiais. Foi explicado ao autor sobre a denúncia recebida pelo vizinho e que foram até o local para verificar as possíveis irregularidades.

Segundo a PM, neste momento, o autor alterou seu estado emocional, ficou irritado, disse que não teria feito nada, retornou para dentro do imóvel e deixou a porta entreaberta.

Ainda de acordo com a PM, um dos militares estava próximo a porta de entrada verbalizando com autor. Ele foi surpreendido pelo lavrador, que de posse de um facão, desferiu dois golpes contra o militar. Os golpes acertaram a cabeça e o joelho direito do PM, que resultou em lesões graves e considerável perda de sangue.

O policial foi imediatamente retirado da frente da porta. Segundo a PM, foi então que o indivíduo passou a efetuar disparos de dentro da residência em direção à porta e à janela onde os militares estavam.

Os policiais militares informaram que verbalizaram para cessar os tiros, mas que o lavrador permaneceu atirando.

De acordo com a PM, foi então que militares efetuaram disparos de arma de fogo, em direção ao interior da residência. Em determinado momento, o indivíduo abriu a janela e efetuou disparos em direção aos militares e novamente os militares efetuaram disparos em direção ao autor.

Após isso, os disparos cessaram. Portanto, os policiais adentraram na residência e verificaram que o autor estava caído ao solo com lesão, mas apresentava sinais vitais.

O autor (68 anos) e o policial militar (33 anos) foram levados ao Pronto Socorro de Borda da Mata. O revólver calibre .32 com as munições deflagradas e o facão sujo de sangue foram encontrados no interior da residência.

O militar deu entrada no Pronto Socorro e devido à gravidade das lesões, foi transferido para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre.

O lavrador chegou ao Pronto Socorro sem vida, apresentando ferimentos provenientes de arma de fogo na região do tórax e abdomem. Ele foi encaminhado ao IML de Pouso Alegre.

Perícia apontou que PM deu 54 tiros contra a casa (Reprodução EPTV)

O local foi isolado e a perícia realizou os trabalhos de praxe. A perícia apontou que PMs deram 54 tiros na casa. Em entrevista à EPTV, o filho do idoso criticou o excesso de força aplicada pela PM.

Segundo a PM, o Comando do 20º Batalhão está adotando todos os procedimentos de Polícia Judiciária Militar que o caso requer.