Foto: Prefeitura

A prefeitura de Pouso Alegre inaugurou na manhã deste domingo (24) mais uma Unidade Básica de Saúde, desta vez no bairro Algodão. A nova unidade leva o nome da saudosa Maria Joana Barbosa e contará com equipes de saúde da família, médicos, dentistas e enfermeiros.

Durante a solenidade, dois momentos foram marcantes. Um deles, a história de um morador do bairro que precisou de uma cirurgia no pulmão. “Eu sangrava um copo de sangue por dia e eu tentava a 8 anos de uma cirurgia que apenas era feita Belo Horizonte. Fui na secretaria e rapidamente a equipe marcou pra mim, no outro dia eu estava em Belo Horizonte. Meu pulmão estava completamente comprometido, hoje sou muito grato pela saúde de Pouso Alegre, estudo no conservatório e toco saxofone”, comemora Benedito.

Foto: Prefeitura

O outro momento marcante foi lembrar do caso da pequena Natasha, que nasceu na antiga unidade do Algodão, que atendia em um espaço na escola do bairro e recebeu todos os cuidados necessários pela equipe de saúde. “Esses são detalhes que movem a saúde. A saúde é feita de emoção, de vida, de alegria. E com essa Unidade de Saúde novinha, eu tenho certeza que teremos novas histórias para contar.”, relata, emocionada, a Secretária de Saúde, Silvia Regina.

Foto: Prefeitura

Maria Joana Barbosa

Maria Joana Barbosa dá o nome à unidade. Ela é natural de Pouso Alegre e sempre morou no bairro Algodão. Era solteira e criou os 3 sobrinhos como se fosse seus filhos após sua irmã falecer.

Maria era uma pessoa muita pela comunidade. Responsável por aplicar as injeções em pessoas da comunidade, cumpria os horários à risca, mesmo que muitas vezes precisasse ir até a casa de cada paciente.

Foto: Prefeitura

Seu maior desafio foi durante a pandemia da Gripe Asiática durante os anos de 1957 e 1958, quando muitas pessoas da comunidade ficaram de cama. Sempre disposta, Maria Joana foi uma pessoa muito querida e importante para todos da região.

“Representar a família Barbosa pra mim é um orgulho. E ver o tanto de melhorias que chegaram a nossa comunidade é inacreditável. Todos nós da minha família estamos felizes com essa homenagem para minha tia, que ajudou muito o nosso bairro”, afirma Alexandre Barbosa, sobrinho da homenageada.