Foto: Arquivo

Alunos de escolas públicas ou privadas de Minas Gerais terão obrigatoriamente que voltar as aulas presenciais a partir do dia 3 de novembro. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A única exceção do retorno compulsório é para estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à Covid, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

O novo protocolo revoga ainda o distanciamento mínimo entre alunos nas salas de aula e demais espaços escolares, assim como transporte.

Em Pouso Alegre a prefeitura já liberou 100% de ocupação nas salas de aulas, mas ainda permite que estudantes da rede pública municipal estudem de forma remota. Com isso, houve baixa adesão as aulas presenciais.

Nessa semana, a Secretária de Educação de Pouso Alegre, Leila Fonseca, fez um apelo para que todos os alunos voltem as aulas presenciais. Ela explicou que os 35 dias restantes terão grande importância socioemocional para os alunos, e vai evitar mais perda de desenvolvimento e possibilitar melhor diagnóstico.

Com o avanço na vacinação, o número de casos segue caindo em Pouso Alegre. Na última semana foram registrados 55 casos, patamar abaixo do de junho do ano passado. A cidade está há 15 dias sem mortes por Covid.