Leila fez apelo para que alunos retornem as aulas presenciais (Reprodução Facebook)

A Secretária de Educação de Pouso Alegre, Leila Fonseca, fez um apelo nesta quarta-feira (20) para que todos os alunos retornem as aulas presenciais, agora liberadas para 100% de capacidade.

Na rede pública municipal, o primeiro dia liberado para 100% de capacidade teve baixa adesão. De acordo com a secretária, estima-se que apenas 50% dos alunos esperados compareceram às escolas nesta quarta-feira (20). O que foi considerado frustrante para a secretária de educação.

“Esses 35 dias letivos que nos faltam pode trazer muitos ganhos. Principalmente na parte de interação e socioemocional. Tem criança achando que vai estar em um desnivel muito grande, e está com medo de vir a escola. Ela precisa entender que todo mundo está em um desnível muito grande”, explica.

Além do medo da pandemia, e do desnível, o tempo chuvoso também pode ter afetado a adesão. Mas a secretária reitera a importância de que os alunos retornem a aproveitem os dias que ainda restam no ano letivo.

“São 35 dias que farão diferença na vida da criança. Crianças de 0 a 3, muitos pais enxergam como assistencialista. Mas é o momento que o cérebro da criança tem a maior possibilidade de aprendizagem, de 0 a 6. É nesse período que todo o estimulo adequado que ela receber dentro da escola, vai desenvolver o cérebro dele. De 0 a 6 é muito importante. Vai afetar toda a vida escolar do aluno. E as perdas são grandes demais. Português e Matemática, as pesquisas indicam uma perda de 4 anos de atraso. Na alfabetização 11 anos de atraso. Então não podemos perder tempo. Temos que correr e trazer as crianças para escola para que nós possamos fazer um diagnóstico bem feito, e para 2022 fazer um plano de recomposição e recompor tudo que ficou defasado. É urgente!”, apela Leila.

Apesar do apelo, a rede municipal de ensino ainda está disponibilizando a opção de ensino remoto, mas com uma limitação. Os profesores não estarão mais disponíveis para orientação via Whatsapp.

Após a vacinação, os números de contaminação e mortes por Covid cairam consideravelmente. Segundo o último boletim, foram 45 casos na última semana, e nenhuma morte. Apenas 3 moradores de Pouso Alegre estão internados com a doença.