Reprodução Google

Documentos provam que o Colégio CNEC mentiu em um veículo de imprensa nesta sexta-feira (12). O CNEC disse que diferente do que o prefeito havia dito, foi iniciativa do Colégio propor parceria com a prefeitura.

“Diferentemente do exposto pelo Prefeito, a proposta de estabelecimento de convênio entre a CNEC e a Prefeitura surgiu através de iniciativa da Instituição em 19/01/2021”, afirmou a CNEC ao responder questionamentos enviado pelo R24.

Após tomar conhecimento das declarações, o PousoAlegrenet procurou o CNEC e a prefeitura para questionar quem estava falando a verdade.

O CNEC reafirmou ter dado aquelas declarações ao R24. Já a prefeitura, enviou documentos que provam que o CNEC estaria mentindo, e que a iniciativa partiu da prefeitura em setembro de 2020.

No dia 10 de setembro de 2020, a prefeitura enviou ofício a direção do CNEC em Brasília propondo a parceria: “Considerando a existência de edificação escolar dessa instituição, informamos que temos interesse em utilizar as instalações, caso essa instituição venha a reduzir ou interromper as suas atividades nesta localidade. Desta forma gostaríamos de informar nosso interesse e estreitar nossas relações, tendo em vista os interesses recíprocos em prol do desenvolvimento humano”, disse no ofício o secretário de finanças, Júlio Tavares.

O CNEC respondeu, também via ofício, no dia 29 de setembro de 2020, dizendo não estar disponível para negociação. O ofício foi assinado pelo gerente financeiro Wander Carrijo Costa.

Em posse dos ofícios, o PousoAlegrenet questionou o CNEC se ele havia mentido a imprensa, ou se havia algum mal-entendido. O CNEC, que havia dado respostas 4 minutos antes ao PousoAlegrenet em um aplicativo de mensagens, parou de respondeu as perguntas e não atendeu aos telefonemas. Poucos minutos antes dessa publicação, disse que enviaria o questionamento ao setor jurídico. O espaço permanece disponível para o CNEC prestar esclarecimentos.

Atualização: Nesta quarta-feira (17), cinco dias após a publicação da matéria, o CNEC respondeu dizendo que não mentiu, e que os ofícios enviados pela prefeitura em 2020 não estariam propondo parceria. O CNEC voltou a afirmar que a parceria foi proposta por ela em 2021, e não pela prefeitura.