Praia Grande – Divulgação/Prefeitura de Ubatuba

Uma idosa de Piranguinho, Sul de Minas, foi atacada por um tubarão no último domingo (14) na Praia Grande em Ubatuba (SP). Esse foi o 2º ataque no mês de novembro.

A vítima de 79 anos estava com a família na água quando foi atacada pelo animal. Ela teve um corte de cerca de 25 centímetros de extensão na perna. De acordo com a prefeitura, a idosa foi socorrida para a Santa Casa, teve o ferimento suturado e depois foi liberada.

O 1º ataque no mês de novembro foi no dia 3, quando um turista francês foi atacado na praia do Lamberto, a 7km da Praia Grande. A família do turista postou o caso nas redes sociais e relatou a dificuldade para atendimento médico para esse tipo de caso na região, já que eles não são comuns.

Em post, familiar contou que turista teria sido atacado por tubarão — Foto: Reprodução/Facebook

Os dois casos foram confirmado após analise das mordidas pelo professor Otto Bismark, especialistas em tubarões da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). No caso da idosa de Piranguinho, seria um “tubarão de médio a grande porte, com cabeça arredondada e focinho curto”, informou em nota técnica. Pelas caractéristicas dos dentes, seria um tubarão-tigre ou tubarão cabeça-chata.

Ilustração do ferimento da vítima atacada por um tubarão em Ubatuba — Foto: Divulgação/Unesp

Há pelo menos trinta anos a região não registrava ataques de tubarão a banhistas. Os casos eram mais restritos a pescadores que estavam longe da costa. Os pesquisadores afirmam que irão apurar os motivos que levaram aos ataques.