Minas pode suspender obrigação do uso de máscara ainda em 2021, diz secretário (Foto: Alexandre Motta)

Minas Gerais pode suspender a obrigação de uso de máscaras em locais abertos a partir de dezembro. A informação foi dada pelo Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti durante entrevista ao jornal O Tempo

“Então não é o momento ainda de retirar a máscara de uso contínuo pela sociedade, mas, com o crescer da vacinação em duas doses (ou dose única) e a manutenção dessa baixa transmissão do vírus, isso (o fim do uso da máscara em lugares públicos em Minas Gerais) pode se tornar uma realidade ainda este ano”, disse o secretário.

Segundo o jornal, interlocutores do Executivo afirmam não haver chance de que a suspensão do uso ocorra em novembro, mas que “talvez em dezembro” ela possa ser determinada.

Medida valeria, em primeiro momento, em ambientes abertos (FOTO ILUSTRATIVA: Pedro Gontijo/Imprensa MG)

A declaração também vai de encontro com a declaração do governador Romeu Zema (Novo) a CNN Brasil: “Acredito que é questão de semanas para que o uso de máscaras em ambientes abertos, ao ar livre, venha a ser permitido. Mas dentro do transporte coletivo, em ambientes com aglomeração, como festas e estádios, é provável que o uso de máscara continue por um bom tempo”, revelou.

A primeira capital a abolir a obrigação do uso de máscaras ao ar livre no Brasil foi o Rio de Janeiro, na semana passada. São Paulo anunciou, em nível estadual, que planeja reverter a obrigatoriedade em dezembro. Nesta quarta-feira (3), o Distrito Federal (DF) passou a permitir o trânsito de pessoas em espaços públicos sem o item de proteção.