PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu
PróximoAnterior

Minas pode desobrigar uso de máscaras em locais abertos em dezembro

Declarações do Secretário de Estado de Saúde e do governador Romeu Zema apontam que medida não deve ser adotada em novembro, mas pode acontecer ainda esse ano. Mas eles ressaltam possibilidade apenas em locais abertos

PróximoAnterior
Minas pode suspender obrigação do uso de máscara ainda em 2021, diz secretário (Foto: Alexandre Motta)

Minas Gerais pode suspender a obrigação de uso de máscaras em locais abertos a partir de dezembro. A informação foi dada pelo Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti durante entrevista ao jornal O Tempo

“Então não é o momento ainda de retirar a máscara de uso contínuo pela sociedade, mas, com o crescer da vacinação em duas doses (ou dose única) e a manutenção dessa baixa transmissão do vírus, isso (o fim do uso da máscara em lugares públicos em Minas Gerais) pode se tornar uma realidade ainda este ano”, disse o secretário.

PróximoAnterior

Segundo o jornal, interlocutores do Executivo afirmam não haver chance de que a suspensão do uso ocorra em novembro, mas que “talvez em dezembro” ela possa ser determinada.

Medida valeria, em primeiro momento, em ambientes abertos (FOTO ILUSTRATIVA: Pedro Gontijo/Imprensa MG)

A declaração também vai de encontro com a declaração do governador Romeu Zema (Novo) a CNN Brasil: “Acredito que é questão de semanas para que o uso de máscaras em ambientes abertos, ao ar livre, venha a ser permitido. Mas dentro do transporte coletivo, em ambientes com aglomeração, como festas e estádios, é provável que o uso de máscara continue por um bom tempo”, revelou.

A primeira capital a abolir a obrigação do uso de máscaras ao ar livre no Brasil foi o Rio de Janeiro, na semana passada. São Paulo anunciou, em nível estadual, que planeja reverter a obrigatoriedade em dezembro. Nesta quarta-feira (3), o Distrito Federal (DF) passou a permitir o trânsito de pessoas em espaços públicos sem o item de proteção.