Simões anunciou que desapropriará o CNEC (reprodução TV Câmara)

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, anunciou na noite desta quarta-feira (10) que irá desapropriar o colégio CNEC. O anuncio aconteceu durante o evento Vivências Educacionais, que premia profissionais da rede municipal de ensino.

Segundo Simões, o colégio tem capacidade para mil alunos, mas hoje atende pouco mais de cem. A prefeitura pretende colocar turno integral no espaço:

“Hoje demos inicio a uma nova escola lá no Buritis. Vamos fazer a desapropriação da escola do CNEC. Outro dia me perguntaram: ‘E as crianças que estão lá?’ Uma escola pra mil alunos que hoje lamentavelmente atende só cento e alguma coisa. Nós tentamos fazer uma parceria lá e não foi possível. Só que aquelas crianças que estão lá elas podem estudar em qualquer lugar. Porque os pais tem como pagar. Então sair de lá, ir para Colégio São José, Anglo, qualquer lugar, é fácil. O problema nosso são as nossas crianças que não tem com o que pagar. Essas crianças que eu me preocupo. Eu falei isso ontem em um encontro. A gente tem que se preocupar de fato com quem preciosa do estado como um todo. E nós vamos colocar lá no CNEC turno integral”, disse Simões.

CNEC (Foto: Google)

Nos bastidores, informação é que Colégio passou recentemente por crise financeira, com demissão de professores.

O PousoAlegrenet entrou em contato com o CNEC, que enviou nota após a publicação. O CNEC disse que seu departamento jurídico em Brasília já está tomando providências, que considerou ilegal e inoportuna a desapropriação, e que não foi procurada previamente para discutir o assunto.

Confira a nota na integra

Comunidade Cenecista;

Informamos que o Departamento Jurídico da CNEC, em Brasília, já está tomando as providências necessárias para combater o ilegal decreto de utilidade pública publicado pela Prefeitura Municial, de forma a resguardar os direitos patrimoniais da instituição, em Pouso Alegra, MG.

Julgamos que, além de ilegal, é inoportuna a edição de tal decreto, haja vista que a intenção nele veiculada atinge diretamente a comunidade escolar de Pouso Alegre, e interferindo nos interesses de professores, técnicos, administrativos, pais e alunos, bem como os da própria instituição.

Cabe destacar que a CNEC não foi previamente procurada para discutir esse assunto.

Reafirmamos o nosso compromisso com a comunidade pousoalegrense, bem como aproveitamos para informar que as matrículas para o ano letivo de 2022 já estão abertas.