Falso documento (Foto: Divulgação Vigilância Sanitária)

Alguns clientes de estabelecimentos comerciais de Pouso Alegre tem usado um falso documento para se negar a usar máscaras em Pouso Alegre. A Vigilância Sanitária divulgou alerta sobre os casos nesta quarta-feira (15).

Segundo as denúncias, pelo menos seis pessoas já tentaram utilizar o falso documento ao serem cobrados do uso de máscaras pelos estabelecimentos. O falso documento tem um QR Code que direciona para um site falso, que exibe um texto falso, tentando parecer ser da Organização Mundial de Saúde.

A Vigilância Sanitária alerta os comerciantes que não há no município qualquer documento que autorize esta prática. De acordo com a Vigilância, proprietários de estabelecimentos que permitirem que clientes entrem em seus comércios sem máscara poderão ser punidos, já que o uso de máscaras segue sendo obrigatórios para frequentar os estabelecimentos conforme previsto pelo Artigo 5º do Decreto nº 5288/2021:

“Art. 5º. Todos os estabelecimentos, serviços e atividades autorizados a funcionar devem implementar as seguintes medidas, sem prejuízo daquelas determinadas pelas autoridades de saúde, para prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativa à COVID-19, sob pena de fechamento compulsório”.