Uma loja de Pouso Alegre é uma das inúmeras vítimas de uma nova modalidade de golpe nas redes sociais. A ‘Alcana Lojas’ teve o perfil do instagram sequestrado por golpistas, que agora usam a conta para aplicar golpes dizendo vender produtos usados e novos.

Casos do tipo tem sido cada vez mais frequentes e foram matéria do Fantástico neste domingo (12). O mais comum é que as vítimas que tem o perfil sequestrado sejam pessoas físicas.

No caso de pessoas físicas, os golpistas fingem principalmente estar vendendo algum produtos usados de sua casa. Já no caso de lojas, além de produtos usados, eles também fingem vender produtos do ramo em que a empresa trabalha. Os principais produtos são celulares, geladeiras, e sofás.

Para não dar tempo da vítima perceber o golpe, os interessados são induzidos a fazer rapidamente o pagamento via PIX, e não perder a falsa oportunidade, já que os produtos costumam aparecer com bons preços.

Para evitar serem denunciados, eles usam apenas os stories, onde comentários de outras pessoas não ficam visiveis, dificultando que amigos denunciem o golpe alertando possíveis vítimas.

Em novembro um morador de São Sebastião da Bela Vista (MG) teve o instagram sequestrado. Até o momento ele não conseguiu reaver a conta. Por sorte, ninguém caiu no golpe, pois todos os amigos ligaram para ele antes de comprar.

Loja em Pouso Alegre é a vítima mais recente

Agora no início do mês de dezembro, uma loja de assessórios em Pouso Alegre teve o perfil sequestrado. A dona da ‘Alcana Lojas’ contou que os golpistas já conseguiram fazer vítimas:

“É uma coisa assustadora. Estão usando nosso nome para vender coisas. Gravei alguns vídeos, pedi para as pessoas compartilharem. Fui na delegacia, fiz BO, mas não estou conseguindo bloquear a conta do instagram que está em poder dos hackers”, contou Marcela do Couto Marinho.

Nesta segunda-feira (13), os golpistas estão anunciando um sofá, produto que não faz parte do ramo da empresa. Eles também já ofereceram geladeiras e celulares. A última vítima foi um médico, que comprou duas bolsas.

Além de ter roubado e utilizado para um golpe o perfil da loja, agora os golpistas criaram um perfil fake com o nome da proprietária para aplicar golpes: “Arrumei um bom advogado para ver se consigo resolver isso na justiça o quanto antes”, contou.

Golpe apareceu no Fantástico neste domingo

Essa modalidade de golpe apareceu neste domingo (12) em um quadro do Fantástico da Rede Globo. O programa mostrou diversas vítimas que cairam no golpe.

Além de usar o perfil roubado para aplicar o golpe, os golpistas utilizam o perfil para sequestrar outros perfis. Eles dizem, por exemplo, que precisam ativar um perfil do instagram, mas que estão com problemas no celular, e pedem para que o amigo envie a ele um código SMS enviado pela plataforma.

Polícia Civil investiga casos em Pouso Alegre

Procurada, a Polícia Civil de Pouso Alegre informou ter registro de sequestro de pelo menos 30 perfis de rede social no último semestre e que segue investigando os casos.

A Polícia recomendou que todos os usuários ativem a ‘autenticação de dois fatores’ e utilizem senhas fortes. Mesmo assim, elas devem tomar cuidado com links e códigos enviados via SMS. Ela também enviou um manual para ajudar as pessoas a tentar recuperar as contas. Em alguns casos, as pessoas não conseguem.