Foto: PRF

Três pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (7) em uma operação contra a comercialização de produtos falsificados no Sul de Minas. A operação “Marketplace” cumpriu ordens judiciais de prisão preventiva e de busca e apreensão nas cidades de Pouso Alegre e Heliodora, no Sul do estado.

De acordo com as investigações, iniciadas em maio deste ano, dois irmãos, auxiliados por parentes e pessoas próximas, realizavam a venda online, através dos chamados marketplaces – plataformas na internet que concentram um grande número de vendedores –, de mercadorias falsificadas, anunciando-as como originais. Assim, conforme apurado, eram anunciados fones de ouvido, relógios, joysticks, carregadores de telefones celulares, entre outras mercadorias, com preços ligeiramente inferiores aos dos produtos autênticos. Somente após a entrega é que os consumidores percebiam tratar-se de produtos falsificados.

Além de lesarem os consumidores, foi apurado que os investigados também violavam a propriedade intelectual dos detentores das patentes e praticavam fraude fiscal. Eles abriram dezenas de empresas e de contas bancárias para pulverizar as atividades comerciais ilícitas do grupo.

Os indícios, até o momento colhidos, indicam um faturamento mensal de cerca de R$ 50 mil, gerando ganhos financeiros estimados em R$ 1,8 milhão desde o final de 2018.

Na operação desta terça, foram pressas preventivamente três pessoas e cumpridos seis mandados de busca e apreensão. Participaram das diligências seis promotores de Justiça, quatro servidores do MPMG, bem como policiais militares e rodoviários federais, além de dois auditores da Receita Estadual.