Ruas próximas a Praia Grande ficaram alagadas (Foto: Verônica Oliveira / Redes Sociais)

Retiro de muitos pouso-alegrenses no final de ano, a cidade de Ubatuba (SP) registrou alagamentos e até uma tromba d’agua na tarde desta quinta-feira (30).

Diversas ruas ficaram alagadas próximo a Praia Grande, ponto mais buscado pelos pouso-alegrenses. Carros tiveram que ser retirados da rua, e de dentro de garagens com risco de alagamento.

Já na Praia de Itamambuca, que fica ao norte de Ubatuba, foi registrada uma tromba d’agua por volta das 16h30: “Parecia um tornado na água. Levamos um susto porque o quiosque estava aberto e tinham banhistas na praia, mas o vento se concentrou no mar e não chegou até nós”, contou Natali Paola, que trabalha em quiosque.

Tromba d’agua em Itamambuca (Foto: Natali Paola/Arquivo Pessoal)

De acordo com o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec), Diogo Arsego, o que aconteceu foi uma tromba d’água: “O que aconteceu foi uma tromba d’água. A água é puxada do mar para a nuvem pela força do vento em formato de funil. Geralmente, ela acontece em alto mar e traz menos risco aos banhistas, mas é recomendado que, ao ver uma tromba d’água as pessoas saiam do mar”, explica Arsego.

De acordo com a Defesa Civil, não houve ocorrências graves. Vale lembrar que a Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta de chuvas fortes com ventos para o Vale do Paraíba e litoral norte (onde fica Ubatuba). O risco segue até 2 de janeiro.