PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu 11 anos
PróximoAnterior

Surto da gripe H3N2 no Brasil também é percebido em Pouso Alegre

Profissionais de Saúde dos setores de urgência relatam aumento de até 300% dos casos de sindrome gripal com teste negativo para Covid. Nas farmácias também há falta de alguns medicamentos

PróximoAnterior
Foto: PousoAlegrenet

O surto da gripe H3N2 que atinge o Brasil também está sendo percebido em Pouso Alegre. Profissionais de Saúde dos setores de urgência relataram ao PousoAlegrenet um aumento de aproximadamente 300% nos casos de sindrome gripal com resultado negativo para Covid.

Nas farmácias também há falta de alguns medicamentos utilizados no tratamento de gripe.

O PousoAlegrenet tentou obter dados oficiais com a Secretaria de Saúde de Pouso Alegre, mas não obteve retorno até o momento.

PróximoAnterior

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Saúde confirmou os dois primeiros casos em Pouso Alegre da variante Ômicron, da Covid.

A H3N2

A H3N2 é um subtipo do virus da gripe Influenza A. A vacina da gripe, disponível nos postos de saúde brasileiros, ajuda a proteger contra o H3N2 Darwin, embora essa variante não esteja incluída na composição atual do imunizante.

A nova gripe causada pelo H3N2 provoca sintomas bem conhecidos: tosse, coriza, garganta inflamada, febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e fraqueza. A doença apresenta mais risco para crianças menores de 5 anos, idosos e portadores de doenças crônicas.

A recomendação de especialistas para quem apresenta esses sintomas é se recuperar em casa, se o quadro for leve. É importante fazer repouso, ter boa alimentação e se manter hidratado, além de usar medicamentos para amenizar dores e febre. Mas fique alerta: casos graves, com falta de ar ou febre de difícil controle, demandam buscar ajuda médica imediatamente.

As medidas de prevenção são as mesmas da Covid: Manter distanciamento, evitar aglomerações, uso de máscara e álcool-gel.