PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu 11 anos
PróximoAnterior

Teatro Municipal será reinaugurado neste final de semana em Pouso Alegre

Local está fechado há 6 anos e meio, para a realização de duas reformas e depois devido a pandemia. Na sexta-feira (10) haverá apresentação para convidados, e no sábado (11) para público em geral. O limite é de 354 pessoas

PróximoAnterior

O Teatro Municipal de Pouso Alegre será reinaugurado neste final de semana. O local está fechado há 6 anos e meio, para a realização de duas reformas e depois devido a pandemia.

Serão duas cerimônias: Na sexta-feira (10), às 20h30 apenas para convidados; e no sábado também às 20h30 para o público em geral. Será liberada a entrada para as 354 primeiras pessoas a chegar ao local.

Nos dois dias haverá a apresentação “Herança – Tributo a Nonô e Naná” com Duo Basílio e convidados.

PróximoAnterior

AS OBRAS

O Teatro Municipal está fechado desde abril de 2015, quando foram constatados problemas no telhado do prédio. Ele foi reinaugurado às pressas no final da gestão Perugini, em 2016. Só que uma semana depois, na primeira forte chuva de janeiro, a água entrou pelo telhado do Teatro, molhando pianos, carpetes, e etc, e o teatro teve de ser interditado.

Diversos problemas técnicos e de segurança na estrutura foram constatados e impossibilitaram a liberação do prédio. A gestão Simões teve que fazer uma nova reforma, e entrou na justiça contra a empresa e membros da gestão Perugini buscando ressarcir o dinheiro. Mais de R$ 500 mil tiveram que ser investidos na nova reforma.

Em 2020, o teatro estava praticamente pronto, quando entrou a pandemia.

HISTÓRICO

O Teatro Municipal de Pouso Alegre foi inaugurado em 1875 pela Associação Dramática de Pouso Alegre, constituída por jovens amantes das artes cênicas que, posteriormente, o doaram ao Município.

O espaço foi concebido como uma miniatura do afamado Teatro da antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto. A estrutura conta com dois andares com configurações para plateia geral no primeiro piso e um amplo mezanino que oferece excelente visão da composição arquitetônica do Teatro.