Teste antigeno está em falta

Assim como no resto do mundo, Pouso Alegre também está com falta de testes da Covid para atender a grande explosão de casos. Alguns exames, como o teste do antígeno, não estão sendo realizados por falta no mercado, e outros apenas mediante agendamento.

O gerente executivo do Méthodos Laboratório, Bernardo Almeida dos Anjos Silva, explica que a busca está em um patamar nunca visto: “devemos fechar a primeira quinzena do ano com uma demanda 10 vezes maior do que o observado no mesmo período do ano passado”, conta.

Ele explica que o mercado não estava preparado e a demanda está muito maior que a oferta: “Nossa percepção é que o mercado não estava preparado para isso, os números do final de dezembro e dessa primeira quinzena de janeiro surpreenderam a todos, inclusive aos fabricantes e distribuidores de insumos, prova disso é a falta de testes no mercado. A nível Brasil, a demanda está muito maior que a oferta, como existe um tempo necessário para fabricação e importação de materiais, houve uma necessidade de interrupção de alguns exames para detecção de Covid-19. Estamos empregando todos os esforços possíveis para conseguir atender a população neste momento”, explicou Bernardo.

Na quarta-feira (12) a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica alertou que os testes diagnósticos de Covid-19 podem acabar por falta de insumos. A recomendação da associação é de que os laboratórios priorizem a testagem em pacientes graves, trabalhadores da saúde e outros profissionais essenciais.

“Não é possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, mas há um risco real de desabastecimento”, disse em nota Wilson Shcolnik, presidente do Conselho da Abramed.

Com a falta de testes, a prefeitura deve iniciar em breve a observância de um protocolo estabelecido pelo Estado, que define o isolamento da pessoa com síndrome gripal independente de teste, já que não há fornecedor com estoque para atender a demanda.