O número de casos de Covid voltou a aumentar no final do ano em Pouso Alegre. Segundo o último boletim epidemiológico, foram 300 casos confirmados nos 20 dias entre 10 e 30 de dezembro. Nos 20 dias anteriores tinham sido 47.

Os números indicam um aumento de 2 para 15 casos por dia. Mas provavelmente, ele é ainda maior.

Isso porque a prefeitura passou 20 dias sem divulgar boletins, o que dificultou a comparação semanal. Ao invés de 100 casos por semana, o mais provável é que eles tenham crescido de forma progressiva, com a maioria sendo registrada após o natal.

O crescimento de casos ainda não surtiu efeito na ocupação hospitalar, que segue no mesmo patamar do boletim anterior, com 4 internações. Durante a pandemia, o efeito na ocupação hospitalar geralmente acontece após duas semanas. Vale lembrar que na primeira semana de 2021, foram 127 casos registrados.

A esperança é que a vacinação consiga conter a necessidade de internações e mortes, já que a população tem nítidamente deixado de lado as medidas de prevenção, como distanciamento, uso de máscara e álcool-gel.

Atualmente a cidade está aplicando a 3ª dose para quem já tomou a 2ª a mais de 4 meses. Em dezembro, apenas 1 morador de Pouso Alegre morreu devido a Covid.