UPA está lotada

Pelo menos 8 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal da Covid em Pouso Alegre. Os números são do vacinômetro, divulgado nesta terça-feira (18).

Das 129.754 pessoas que receberam a 1ª dose, 120.880 tomaram a 2ª. Uma diferença de 8.874 doses. Ficam de fora desses números os 3.713 que tomaram a dose única da Jansen.

Pelo calendário de vacinação na cidade, os últimos a completarem o esquema de vacinação foram os jovens de 12 anos, no final de novembro. Atualmente, a cidade já aplicou a 3ª dose, de reforço, em 34.886 pessoas.

As 8.874 pessoas que não completaram o esquema vacinal, mais aquelas que não se vacinaram, são os que correm mais risco de precisar de internaçao hospitalar. Na semana passada, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu que a maioria das internações hospitalares são de pessoas que não estão vacinadas.

“Muitos têm relatado que ela causa formas menos impactantes (da doença), sobretudo nos vacinados. Mas aqueles que se internam nos hospitais e nas unidades de terapia intensiva, a grande maioria são indivíduos não vacinados”, pontuou Queiroga.

De acordo com o diretor da Divisão Médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, 80% dos internados no hospital, que é referência na capital paulista, não estavam vacinados contra a doença, ou não receberam a segunda dose.

Segundo o último boletim, 32 pessoas estão hospitalizadas com Covid em Pouso Alegre, sendo 17 de Pouso Alegre. 8 estão na UTI.