PM escoltou doses de vacina (Foto: PM)

Pouso Alegre completa hoje exatos 1 ano de vacinação contra a Covid-19. O dia 19 de janeiro de 2021 foi de enorme expectativa e esperança na cidade.

Desde a chegada das doses ao aeroporto, a escolta policial, a retirada rápida na Regional de Saúde, e a aplicação na 1ª pessoa. Tudo foi acompanhado pela população com muita ansiedade, devido ao medo de perder a própria vida, ou de alguém querido.

A técnica em enfermagem Adriana Aparecida foi a primeira a ser vacinada (Foto: PousoAlegrenet / Arquivo)

A 1ª vacinada foi a técnica em enfermagem Adriana Aparecida, de 44 anos. “O medo principal é de passar pra família, levar pra casa. Eu tenho um senhor que cuido em casa, paciente particular, meu maior medo era levar pra ele”.

Mas ainda havia muito chão pela frente. Havia dificuldades de produção, concorrência com outros países, questões políticas, negacionismo, fakenews contra a vacina, e até tentativa de escolha de marca.

Senhora agradece vacina no Pit-stop

As doses chegavam a cidade praticamente em conta gotas. Mas cada minuto era a chance de salvar uma vida. Pit-stops, vacinação diretamente nos locais de trabalho e moradia, e o que mais fosse necessário, era feito para acelerar a vacinação. Em um único dia chegou a ser aplicado 3 mil doses.

Os anúncios da vacinação de novas faixas etárias eram aguardados com ansiedade.

Prefeito Rafael Simões e Secretária de Saúde Silvia Regina anunciando a vacinação de nova faixa etária (Foto: Prefeitura)

Mesmo assim, muita gente morreu. Uma onda de casos que vinha crescendo desde o início do ano alcançou o pico em abril. Nos meses seguintes, muitas vidas foram perdidas. Em agosto atingiu 450.

Homenagem a vítimas da Covid em Pouso Alegre

Foi então que as dose começaram a chegar mais rápido, e com os grupos de risco vacinados, os casos foram diminuindo, e as mortes também.

Pouso Alegre completa 1 ano de vacinação com 294.740 doses aplicadas. 124.593 pessoas tomaram as duas doses ou dose única, o que representa 96% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. 34.886 já tomaram a 3ª dose de reforço. Ontem, as crianças com 11 anos começaram a ser vacinadas. Só não tomou vacina, quem infelizmente não quis.

Agora, uma nova variante, aliada a falta de cuidados da população, faz os casos explodirem a nível nunca antes visto. A vacina, porém, seguem demostrando sua eficácia em diminuir hospitalizações e mortes.

– A vacina salva vidas! Viva a vacina! Viva a ciência!