UPA em Pouso Alegre está lotada desde o começo do ano (Foto: Prefeitura)

Pouso Alegre registrou mais de mil casos positivos para Covid nos últimos 10 dias. A informação é do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde.

O boletim com dados do dia 9 apresenta 1.164 novos casos em relaçao o anterior, do dia 30. O que representa um média de 116 casos por dia.

“Esse alto número de confirmados nos abre um alerta, que não devemos deixar de tomar os cuidados necessários. Mesmo vacinados, as pessoas ainda tem que se preocupar em usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social”, alerta a Secretária de Saúde Silvia Regia.

Vacinação mantém ocupação de leitos baixa

Apesar do aumento de casos, a internação ainda segue baixa em relação aos 70 leitos disponíveis. São 7 pessoas internadas, sendo 1 na UTI e 6 em leitos clínicos.

A baixa taxa de internação tem explicação nos ótimos indices de vacinação do município. Para a 1 dose, Pouso Alegre bateu 103% da meta estabelecida pelo Governo Federal, enquanto a média mineira é de 77% e nacional de 75%.

Para a 2ª dose, Pouso Alegre imunizou 95,5% da meta estabelecida, enquanto a média mineira é de 72% e a nacional de 67%.

A Secretária de Saúde reforça sobre a importância de a população tomar a vacina a contra a Covid-19: “mesmo tendo confirmados mais de mil casos em Pouso Alegre, podemos ver que a taxa de ocupação de leitos clínicos e UTI estão baixos, isso mostra que a vacinação é o caminho. Então, eu peço encarecidamente para que as pessoas não deixem de ir até uma de nossas unidades para tomar a vacina. Só assim estaremos protegidos”

A dose de reforço também está disponível nos postos de saúde e até o momento, 30.314 já tomaram a 3ª dose.

Em Pouso Alegre as vacinas estão sendo aplicadas nos seguintes lugares: UBS Cidade Jardim, UBS São Cristóvão e UBS São João, das 13h às 19h, no Puericultura, das 08h às 19h, na Casa da Cultura, das 08h às 17h e na UBS do Pão de Açúcar, das 13h às 17h.

As doses de reforço da vacina Janssen estão disponíveis no Puericultura: 08h às 19h (as doses de reforço da vacina Janssen estão disponíveis somente neste local).