Alagamento atingiu São Geraldo

O nível dos rios Mandu e Sapucaí Mirim subiram em Pouso Alegre. Segundo levantamento feito neste domingo (09) pela Defesa Civil, ambos subiram cerca de 20cm.

O quadro pode fica ainda pior. A previsão é de muita chuva para os próximos dias. Segundo o clima tempo, são previstos para este domingo (9) 25mm, para segunda-feira outros 25mm, e para a terça-feira 23mm.

O Instituto Nacional de Metereologia emitiu uma alerta laranja neste domingo para a região. Há risco de chuva entre 30 e 60 mm por hora, ou entre 50 e 100 mm por dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Bairro São Geraldo é o mais afetado

No momento o bairro São Geraldo é o mais afetado em Pouso Alegre. Várias casas foram atingidas pela água. Alguns não conseguiram tirar os móveis a tempo.

Segundo a Defesa Civil, mais de 50 famílias estão sendo acompanhadas. 11 famílias foram levadas para um abrigo improvisado pela prefeitura. A expectativa é que esse número chega a 14 ainda hoje.

Muitas famílias foram para casa de parentes e amigos. Algumas permanecem nos imóveis com medo de ter seus pertences roubados.

Bairro São Geraldo (Foto: Prefeitura)

A prefeitura informou que disponibilizou vários caminhões para o transporte de bens dos moradores, Samuvet para resgatar os animais domésticos e conduzir até o Centro de Bem Estar Animal e assistência social para todos.

As famílias alojadas pela prefeitura estão recebendo além do abrigo, alimentação, assistência médica, psicológica e roupas. Ontem eles também receberam a equipe da Secretaria de Saúde para fazer o teste da Covid-19.

Foto: Prefeitura