Mary Helen em Pouso Alegre (Foto: Redes Sociais)

Uma moradora de Pouso Alegre foi presa por tráfico de drogas na Tailândia, onde a pena costuma ser de morte. Mary Helen Coelho Silva, de 21 anos, foi presa no aeroporto de Bangkok na segunda-feira (14).

Na mala dela foram encontrados nove quilos de cocaína, avaliada em 27 milhões de baht (moeda local). Ela estava acompanhada de um jovem de Curitiba, que também foi preso. Um terceiro jovem, também de Curitiba, chegou horas depois em outro voo, e também foi preso com 6,5 quilos de cocaína na mala, avaliada em 19 milhões de Baht. O total é equivalente a R$ 7,5 milhões.

Mary Helen foi presa em Bangkok (Foto: Amarin.tv)

Desesperada, a família Mary Helen procurou a imprensa. Eles querem um esforço do Itamaraty para trazer Mary Helen de volta, mesmo que seja para cumprir a pena no Brasil, mas que não seja executada.

Segundo a família, Mary Helen trabalhava em um restaurante de Pouso Alegre. Ela pediu demissão na semana retrasada e disse a família que iria viajar, algo que ela fazia com costume, disse a irmã. Mary Helen foi para Curitiba e de lá pegou um avião para a Tailândia.

Família busca trazer Mary Helen Coelho Silva, presa na Tailândia por tráfico de drogas, para o Brasil (Foto cedida ao PousoAlegrenet pela família)

Na segunda-feira, a família foi surpreendida com a ligação de Mary Helen através de um número internacional. Por meio de um aplicativo de mensagens, ela mandou fotos presa, e aos prantos, pediu que a família buscasse o Itamaraty e a embaixada Brasileira na Tailândia.

A familia procurou o Consulado Brasileiro em Bangkok, que disse que está acompanhando o caso dentro das limitações legais, não podendo representar o réu em juízo ou contratar advogado, mas assegurando que os brasileiros recebam tratamento adequado e condizente com as leis tailandesas.

Droga estava escondida em compartimentos secretos (Foto: Amarin.tv)

O PousoAlegrenet tentou contato com o Itamaraty, mas até o momento não obteve retorno.

A Tailândia é um dos países onde o tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte, dependendo da quantidade e das circunstâncias. O mesmo ocorre em outros países do Sudeste Asiático.

Em abril de 2015, o paranaense Rodrigo Gularte foi executado na Indonésia pelo crime de tráfico de drogas. Ele ficou 11 anos preso após ser flagrado no aeroporto com 6 quilos de cocaína revestidos em pranchas de surfe.

Droga estava escondida em compartimentos secretos (Foto: Amarin.tv)