Foto: Prefeitura

A prefeitura de Pouso Alegre está programando o início do ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino para o próximo dia 7 de fevereiro no formato 100% presencial. Cerca de 14 mil alunos vão cumprir o ano letivo e a carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino, seguindo as orientações e cuidados recomendados pelo Governo do Estado.

“Com a vacinação infantil e os protocolos de segurança, as aulas serão retomadas de forma presencial e esperamos que com isso, os níveis de aproveitamento de cada aluno possam aumentar consideravelmente”, afirma a Secretária de Educação e Cultura, Leila Fonseca.

A fiscalização do cumprimento dos protocolos como: uso correto da máscara e álcool em gel nas mãos, ficará a cargo dos colaboradores de cada escola. Os pais deverão evitar levar os alunos com sintomas gripais nas unidades que compõem a rede escolar mantida pelo município.

Segundo a Secretária de Educação, Leila Fonseca, nada substitui a aula presencial. “Precisamos da ajuda dos pais nesse momento, porque já sabemos que a aprendizagem é muito mais significativa quando tem a interação dos alunos. Quando o aluno consegue levantar a mão na hora e tirar a dúvida com o professor. Então o ganho no ensino é muito grande”, afirma Leila Fonseca.

Campanha educativa

O município desenvolveu no ano passado a campanha “Volta às aulas sem covid” com o objetivo de esclarecer os alunos sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar as contaminações por coronavírus e alertar pais e comunidade escolar de que os protocolos sanitários serão rigorosos e precisam ser cumpridos. A campanha será permanente enquanto durar a pandemia, afim de ajudar na conscientização de alunos e familiares.