Hospital maternidade interrompe serviços por falta de pediatras | Foto: Arquivo HMSL

O Hospital Maternidade São Lucas (HMSL) informou através de nota nesta sexta-feira (22) que interrompeu os serviços de maternidade e pediatria em Extrema, Sul de Minas. A medida segue as normativas da Vigilância Sanitária que exigem a presença de um médico pediatra em uma unidade obstétrica neonatal. O Hospital relatou dificuldade em contratar pediatras após a pandemia de Covid-19.

De acordo com o HMSL, o repasse do SUS para manter a maternidade não sofre reajustes há mais de 20 anos. O Hospital esclareceu ainda que está com dificuldade para encontrar um profissional médico pediatra que realize assistência à sala de parto no período noturno.

Após inúmeras tentativas, o Hospital não conseguiu completar a escala médica mínima necessária. A diretoria do HMSL destacou que as ofertas de contrato dos médicos pediatras seguem os valores compatíveis com os serviços hospitalares da região.

O HMSL informou que a Regional de Saúde recomendou que houvesse a interrupção das atividades até a regularização da escala no local. A Prefeitura de Extrema decidiu que as gestantes em trabalho de parto serão transferidas para a Santa Casa de Bragança Paulista (SP). Ainda não há previsão para a normalização dos atendimentos em período noturno no HMSL.

Confira a nota emitida pelo Hospital: