A Prefeitura de Pouso Alegre iniciará neste sábado (2) a vacinação contra a gripe (influenza) e a quarta dose do imunizante contra a covid-19 em pessoas com mais de 80 anos. Para receber a quarta dose, o idoso deverá ter recebido a terceira dose há quatro meses ou mais.

“Nós otimizamos a logística para que facilite para o idoso ir uma única vez ao posto de saúde e consiga receber as duas vacinas de uma só vez. É preciso deixar claro que a população pode ser vacinada contra a gripe influenza e contra a covid sem a necessidade de intervalo entre uma dose e outra. Só é necessário um prazo de espera se a pessoa apresentar sintomas de gripe ou Covid, como febre, coriza e dor de garganta”, explica a Secretária de Saúde, Silvia Regina.

A expectativa é que 3.214 idosos sejam vacinados com a quarta dose e que na segunda-feira (4) a imunização contra gripe seja ampliada para idosos acima de 70 anos.

Para se vacinar, será necessária a apresentação de um documento de identificação, preferencialmente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além da carteirinha com o registro das doses de imunização contra covid-19 recebidas anteriormente.

Quarta dose
A aplicação de mais uma dose de reforço considera dados clínicos que apontam para a eficácia e segurança desta aplicação com o aumento dos anticorpos.
“É fundamental essa segunda dose de reforço. A prioridade é dos idosos que apresentam maior risco de complicações da doença, entre outras questões”, explica a Secretária de Saúde.

Gripe
A vacina Influenza trivalente, ou seja, que protege contra três vírus, é produzida pelo Instituto Butantan e será o imunizante distribuído nas unidades. “Sempre são realizados estudos para que a formulação seja atualizada e a dose cada vez mais efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B”, afirma Silvia Regina.

Pontos de vacinação no sábado
Os pontos terão atendimento das 8h às 16h. São eles: Pão de Açúcar, Sebastião Reis, Puericultura e Cidade Jardim. A Casa da cultura seguirá o mesmo horário, mas irá atender apenas crianças para a imunização contra covid-19, sendo primeira ou segunda dose.