Primeiro Festival do Morango de Pouso Alegre | Foto: Acervo PousoAlegrenet

A Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (28) as datas para a 2ª Edição do Festival do Morango em Pouso Alegre. O evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de julho na Praça Senador José Bento.

A realização do Festival acontece em uma parceria entre a ACIPA e a Prefeitura do município. O evento terá entrada gratuita e deve reunir centenas de pessoas. Haverá shows, workshops, barracas de culinária, artesanato e muito mais.

“Pouso Alegre e os municípios da região são os grandes produtores do morango no Brasil. Anualmente, são colhidas toneladas da fruta e isso movimenta toda a economia, e consequentemente, amplia geração de empregos e outras oportunidades. O nosso intuito é cada vez mais oferecer o lugar de destaque que os produtores merecem”, ressalta o Prefeito, Cel. Dimas.

O Festival contará ainda com atividades para os produtores e população com foco na importância da cultura do morango. A programação completa do evento será divulgada em breve.

A produção de morango na região

De acordo com dados da Emater, o Sul de Minas corresponde por 86% da safra estadual de morango. A produção da região gira em torno de 100 mil toneladas por ano e é caracterizada pelo cultivo familiar.

Ainda conforme a Emater, a busca por novas tecnologias e inovações estão presentes nas propriedades da região. As principais lavouras do estado estão em Pouso Alegre, Bom Repouso, Espírito Santo Dourado, Estiva, Cambuí, Congonhal, Tocos do Moji e Senador Amaral.