Foto: PMPA

Representantes do setor de turismo brasileiro se reuniram nesta sexta-feira (27) em Pouso Alegre no 21º Encontro da Hotelaria, considerado o mais importante evento do setor mineiro, para discussões sobre questões da área. Entre os principais assuntos, as novas estratégias nessa retomada do setor, atração de turistas para o sul de Minas e a geração de negócios foram destaques.

O Prefeito Cel. Dimas, ressaltou a importância das ações realizadas pelo município. “Em 2021 nós lançamos a campanha ‘Vem Pra Pouso Alegre’ com a missão de impulsionar o turismo no nosso município e consolidar a cidade, que possui uma grande riqueza turística e cultural, como um grande potencial para o setor. Com esse projeto mostramos as belezas da nossa cidade e preparamos uma estrutura em todos os aspectos com uma ampla e diversificada infraestrutura de apoio para atender os viajantes e proporcionar uma estadia tranquila e rica em experiências. Agora, estamos retomando as atividades, após a pausa causada pela pandemia, e essas discussões são fundamentais para melhoria no atendimento”.

A Secretária Adjunta de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, apresentou dados que mostram o crescimento do setor mineiro. “Desde o ano passado, geramos mais de 32 mil empregos ligados ao turismo e fomentamos o setor de eventos e entretenimento. De março de 2021 a março desse ano, aumento em 80% o fluxo turístico nos aeroportos mineiros e crescemos a receita nominal do turismo em 63,1%”. Ainda segundo ela, “o produto turístico é o que nos difere dos outros estados. A mineiridade, esse nosso dom de receber, move o turismo”.

O Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação Fora do Lar (FBHA), Alexandre Sampaio, destacou que “o setor impulsiona o comércio e os serviços. Com certeza será a grande proposta de uma política pública integrada para uma nova realidade econômica do país. O turismo interno e o de negócios serão grandes participantes dessa retomada”.

Durante o encontro foram realizados workshops, rodada de negócios, mesas para exposição de produtos e networks, e espaço para degustação. Além disso, a Prefeitura de Pouso Alegre montou um espaço para realização de pré-inscrições em cursos profissionalizantes gratuitos voltados para o turismo.