Foto: Arquivo histórico

Um livro com a releitura da história do Senador José Bento será lançado no dia 19 de maio em Pouso Alegre. A obra “Senador José Bento: uma história mal contada” tem autoria do historiador e pesquisador Fernando do Vale.

O escritor traz novos elementos para a biografia escrita anteriormente por Amadeu de Queiroz, em 1930. O projeto foi realizado por meio do apoio da Lei de Incentivo à Cultura do município de Pouso Alegre, do ano de 2021.

O foco principal da obra é José Bento Leite Ferreira de Mello, 1º padre de Pouso Alegre, Deputado pela província de Minas Gerais e Senador do Império. O livro descreve a vida de José Bento em seus aspectos nacionais, regionais e locais.

Para a escrita da biografia foram consultadas obras de memorialistas, documentos pessoais de José Bento e documentação eclesiástica. Além de atas da Câmara dos Deputados e do Senado, Imprensa Nacional e arquivos da cidade de Pouso Alegre, estaduais e nacionais.

O lançamento será feito por uma live presencial através da plataforma Zoom. A live contará com a participação do Prof. Ms. Padre Paulo Giovanni Pereira, pesquisador sobre os aspectos políticos de José Bento. Interessados podem se inscrever gratuitamente através deste link.

O evento será promovido pela Faculdade Católica de Pouso Alegre às 19h30min.