Foto: PMPA

A Prefeitura realizou nesta terça-feira (10) por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação e Saúde um mutirão oftalmológico para atender crianças da APAE de Pouso Alegre. De acordo com a Prefeitura, 82 crianças e adolescentes foram atendidos durante o mutirão.

“Nós tivemos 48 alunos que receberam prescrições de óculos e três foram encaminhados para exames específicos. Impressionante como mais de 50% das crianças atendidas registraram problemas e isso indica a fundamental importância desse tipo de trabalho e da parceria da Prefeitura”, ressalta a Presidente da APAE Pouso Alegre, Cláudia Fernanda Bueno Garcia.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Escola da Amizade é uma instituição que atende crianças com deficiência intelectual e deficiências múltiplas. A diretora da APAE, Maria da Costa Moura ressaltou a importância do mutirão.

“Com elas, também fazemos um trabalho na nossa sala de estimulação visual e esse serviço seria pequeno, mas com certeza será grande diante das consultas que promovem o diagnóstico do comprometimento visual que acarreta na aprendizagem. Recebemos esse benefício da Prefeitura com muito carinho”, disse.

Para a Secretária de Saúde Silvia Regina, o mutirão tem o intuito de aproximar a saúde da população e ampliar a recomposição do ensino.

“Nós ficamos felizes em poder promover mais uma edição dessa ação. Sempre realizamos em etapa para atender os alunos das escolas no intuito de aproximar a saúde da população, diagnosticar diretamente as demandas e ampliar a recomposição do ensino que está sendo trabalhada pela Secretaria de Educação. Acreditamos, em conjunto, que essa questão ocular que dificulta a aprendizagem”, explicou.