Foto: PMPA

Pouso Alegre irá receber uma Unidade de Prevenção à Criminalidade do programa “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, do Ministério Público de MG. O anúncio foi feito na última quinta-feira (28) pelo MPMG.

“Recebemos a notícia com grande alegria. Uma unidade como esta irá reforçar a segurança, principalmente para as mulheres vítimas de violência doméstica, e elas vão ter um atendimento mais especializado, com fortalecimento da recuperação pós-trauma e toda uma rede de proteção ampliada”, explicou o prefeito Cel. Dimas.

Em entrevista ao MPMG, o promotor de Justiça Marcos Fonseca, de Pouso Alegre, ressaltou que a violência doméstica e familiar representa grande parte das ações e inquéritos na cidade. O foco na prevenção dos conflitos pode ser determinante para salvar vidas.

“Ao atuar também junto aos agressores, temos mais chances de encerrar o ciclo da violência, que ceifa a vida de muitas mulheres”, disse o promotor Marcos Fonseca.

De acordo com o MPMG, a estruturação das UPC’s e o serviço de apoio administrativo serão custeados por dois anos com recursos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (FUNEMP). Como contrapartida, o Estado arcará com a manutenção mensal das unidades. Ainda segundo o órgão, as cidades de Curvelo e Barbacena também serão contempladas com o programa.