Foto: Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre realizou nos dias 14 e 15 de junho uma série de treinamentos na Serra da Mantiqueira. A tropa está preparada para realizar possíveis atendimentos na região que é divisa entre Minas Gerais e São Paulo. De acordo com os Bombeiros, o treinamento foi realizado nas condições mais adversas possíveis.

A 7ª Cia Independente percorreu a trilha de acesso ao Pico dos Marins, Marinzinho e Itaguaré. O local atrai diversos turistas pela beleza única da região e ambiente desafiador.

Foto: Corpo de Bombeiros

As altitudes na região variam entre 1500 e 2500 metros e as temperaturas são extremamente baixas. O relevo é bastante acidentado, intercalando rochedos e vegetação.

Os Bombeiros alertam que as adversidades do clima e do relevo podem causar acidentes, lesões e extravio de rotas. Portanto, um conhecimento prévio da área pode facilitar as operações de busca e salvamento no local.

Foto: Corpo de Bombeiros

A atividade realizada pelos Bombeiros Militares mapeou os pontos de interesse na região. Foram verificados os melhores lugares para comunicação via rádio/celular, abastecimento de água e pernoite. Além de local de pouso das aeronaves, rotas de rapel e definição das melhores técnicas para resgate em áreas remotas.