Foto cedida por moradores

Seis cães e um gato morreram envenenados no distrito de Sertãozinho, em Borda da Mata. Segundo moradores do local, o ataque começou a acontecer no dia 16 de junho e não parou até esta quarta -feira (29).

Em entrevista ao PousoAlegrenet, Rafaela Heloísa, que é moradora do local revelou que os moradores conseguiram salvar dois de 8 cachorros envenenados. “Uma cachorrinha que morreu no sábado, os urubus desenterraram e também morreram, de tão forte que era o veneno”, explica Rafaela.

Foto cedida por moradores

Rafaela explicou que os animais de rua são cuidados pela comunidade. Segundo ela, os moradores sempre fazem rifa e vaquinhas para comprar ração e remédios para os animais.

De acordo a moradora, a PM e a Polícia Ambiental não puderam tomar providências por falta de provas.

A moradora revelou não entender a motivação para o crime. “Pessoas sem coração, porque não tinha motivo. Os animais eram dóceis, não avsnçavam em ninguém”, ressalta Rafaela.

Foto cedida por moradores

O PousoAlegrenet entrou em contato com Jurandir de Matos, morador do distrito e escrivão da Polícia Civil em Paulínia-SP.

De acordo com Jurandir, uma sacola com carne envenenada foi encontrada no local e levada para a perícia. “Eu saí a procura de alguma coisa que pudesse estar envenenando os cachorros. Eu encontrei no campo de futebol do Sertãozinho uma sacola com uma carne ‘empanada’ com veneno. Eu peguei esse produto com cuidado, embalei e congelei e trouxe para Paulínia”, disse.

O laudo completo estará disponível dentro de 8 dias. O escrivão informou que registrou um boletim de ocorrência de maus tratos em Borda da Mata e um de apreensão de substâncias em Paulínia-SP para encaminhar o produto para análise.

Um requerimento foi protocolado junto à promotoria de Borda da Mata. Jurandir espera que um inquérito policial seja instaurado pelo Ministério Público para apurar os fatos do caso.