Foto cedida por Gabriela Reimberg ao PousoAlegrenet

O Hemocentro de Pouso Alegre registrou a coleta de mais de 160 amostras de medula óssea durante o feriado de Corpus Christi. Segundo a coordenadora de captação do Hemocentro, Solange Assis, foram coletadas 94 amostras nesta quinta-feira (16) e cerca de 70 nesta sexta-feira (17).

O aumento no índice das coletas se deve à campanha de doação de medula organizada pelos familiares de Miguel Reimberg, de 15 anos. O jovem pouso-alegrense está na fila de espera de doação de medula óssea há um mês devido ao diagnóstico de Aplasia de Medula.

O PousoAlegrenet conversou com Gabriela Reimberg, mãe de Miguel nesta sexta-feira (17). Perguntada se a família tem expectativa de encontrar o doador na região, Gabriela revelou que: “É indiferente. O importante é ter mais pessoas cadastradas. A gente tem procurado que mais pessoas se conscientizem sobre a doação de medula”, disse.

Ainda de acordo com Gabriela, a família não esperava que a campanha tomasse as proporções que tomou, mas espera que outras pessoas possam se beneficiar com ela.

“Nós desejamos muitíssimo que em algum momento todo esse movimento possa ajudar alguém, não só o Miguel. Todas essas pessoas que estão se cadastrando permanecerão cadastrados até os 60 anos. Ás vezes ficamos ansiosos para encontramos o par perfeito, porém a ação de ontem pode continuar fazendo milagres por muitos anos. Acreditamos que Deus tem uma maneira muito especial de trabalhar”, conclui Gabriela.

A família de Miguel esteve presente na manhã do feriado de Corpus Christi no Hemocentro para agradecer quem aderiu à campanha. Voluntários de outras cidades da região também estiveram presentes no local. Conforme Gabriela Reimberg, o Hemocentro de Pouso Alegre registava cerca de 2 a 5 cadastros por dia anteriormente à campanha. Atualmente, são cerca de 30 por dia.

Foto cedida por Gabriela Reimberg ao PousoAlegrenet

Além da coleta de medula, o hemocentro realizou o cadastro de 121 candidatos à doação de sangue nesta quinta-feira (16).

Atualmente, o cadastro para a doação de medula óssea pode ser feita por pessoas entre 18 e 35 anos. Para os interessados em doar, basta agendar pelo site hemominas.mg.gov.br. É realizada apenas uma coleta de 10 ml de sangue para o exame de compatibilidade.