A Prefeitura informou nesta quarta-feira (8) que as doses do imunizante Pfizer estão se esgotando em Pouso Alegre. Crianças entre 5 a 11 anos e adolescentes acima de 12 estão convocados para a vacinação com a 2ª dose do imunizante.

“A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção grave pelo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. A vacina é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e deixá-lo mais preparado para enfrentar uma possível contaminação”, explica a Secretária de Saúde, Sílvia Regina.

A Secretária de Saúde pede atenção da população. “Nós temos um pequeno saldo de vacinas Pfizer e não temos previsão para chegada de novas doses dos imunizantes deste laboratório. Neste momento chamamos a atenção das pessoas que não fizeram a segunda dose para que não percam esta oportunidade de completar seu esquema vacinal”.

Sílvia Regina explica também que “para 1ª e 2ª dose de reforço temos vacinas de outros laboratórios, conforme orientação do Ministério da Saúde”.

De segunda a sexta-feira, a vacina para crianças de 5 a 11 está disponível na Unidade Materno infantil e para os adolescentes acima de 12 anos, a vacinação deve ser realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Puericultura, que também atende aos sábados, todos os públicos.

Para se vacinar é preciso apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou caderneta de vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável maior de 18 anos.

Serviço
UBS Puericultura – de segunda a sexta-feira das 8h às 19h- Rua Adolfo Olinto, nº 480, Centro
Unidade Materno infantil – de segunda a sexta-feira das 8h às 16h – Rua João Sabino de Azevedo, nº 373, São Geraldo