Foto: Receita Federal

A Receita Federal deflagrou nesta quarta-feira (29) uma operação de combate ao contrabando de produtos eletrônicos no Sul de Minas. A Operação “Grey Line” conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais com ações nas cidades de Pouso Alegre, Varginha, Alfenas e Três Corações.

De acordo com a Receita Federal, a operação investiga a importação irregular de mercadorias novas e usadas. Os aparelhos seminovos são comercializadas com valores abaixo dos praticados no mercado para novos aparelhos. Conforme a Receita Federal, toda mercadoria está sujeita às regras de importação.

“As empresas que são alvo da operação estão importando mercadorias de forma irregular, prejudicando os demais empresários do setor. Ao sonegar os impostos de importação, eles têm condições de vender seus produtos com valores abaixo do praticado no mercado. Essa concorrência desleal prejudica os empresários que pagam seus impostos em dia, inclusive, gerando desemprego na região. Os principais beneficiados com essa operação são as empresas que atuam de forma regular”, explica o delegado da Receita Federal em Varginha, o auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro.

Foto: Receita Federal

Cerca de 25 auditores-fiscais, analistas tributários e servidores administrativos da Receita Federal, além de 14 policiais militares, participam da operação.

De acordo com as investigações, os importadores do Sul de Minas se referem aos aparelhos importados de forma irregular como aparelhos da “linha cinza” (em inglês, Grey Line).

A importação irregular de mercadorias é crime de descaminho que está previsto no Código Penal. A pena é de reclusão de 1 a 4 anos.

As operações realizadas pela Receita Federal evitam a circulação de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente em território nacional.