Foto: Prefeitura

A Semana do Meio Ambiente terá uma distribuição de 2 mil mudas de plantas nativas da mata atlântica no sábado (4), em Pouso Alegre. A ação ocorrerá na Praça Senador José Bento das 9h às 12h. O objetivo é incentivar a arborização e a preservação da natureza.

A doação das mudas será feita pela Prefeitura em conjunto com o Instituto Melhores Dias (IMD) e a empresa General Mills.

“Nesta semana estamos realizando diversas ações para estimular estilos de vida menos poluentes. Esperamos que a população esteja cada vez mais engajada, que essa ação seja um chamado para novas pessoas e gere uma consciência e ações coletivas na preservação e promoção do ecossistema”, afirma o Secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Renato Garcia de Oliveira Dias.

Além disso, o evento terá um posto de recolhimento de lixo eletrônico.

Ações
A Semana do Meio Ambiente foi aberta na última terça-feira (31) em uma ação realizada na Praça Senador José Bento. Já na quarta-feira (1º) a Prefeitura reuniu crianças, adolescentes, jovens e adultos para marcar as atividades comemorativas com uma caminhada ecológica.

“O intuito é justamente resgatar o conceito de responsabilidade ambiental de todos nós em relação à manutenção da vida, preservação. A participação das crianças é fundamental para elas disseminem a informação em casa, no seu bairro e com os amigos. É importante que a população saiba a importância de mantermos a área verde do nosso município”, destaca o Secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Renato Garcia de Oliveira Dias.

A caminhada ecológica teve como ponto de partida a Praça João Pinheiro e seguiu até a Praça Senador José Bento. Estiveram presentes representantes da Prefeitura, Polícia Ambiental de Pouso Alegre e alunos do projeto Programa de Educação Ambiental (PROGEA).

Confira a programação completa para os próximos dias:

– 02/06 (quinta-feira)
Local: Parque Natural
Período da Tarde – 13h às 16h
Roda de conversa
Passeio ecológico ao redor do lago
Exposição de animais taxidermizados do museu itinerante da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS.
Responsáveis: Ana Bárbara Barros (UNIVÁS) e Nívia Milagres (Prefeitura de Pouso Alegre – Parque Natural)

– 03/06/2022 (sexta – feira)
Local: Parque Natural
Período da Tarde – 13h às 16h
Exposição de animais taxidermizados do museu itinerante da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS.
Palestra: A importância das serpentes no equilíbrio dos ecossistemas
Allysson Vieira: Biólogo
Bruno Ferreira: Biólogo
Todos os dias, palestras ao ar livre sobre educação ambiental, preservação ambiental, dicas e dúvidas sobre meio ambiente e estande com exposição de animais taxidermizados. Ação em parceria com a Polícia Militar Ambiental de MG.

– 04/06/2022 (Sábado)
Local: Praça Senador José Bento
Período da manhã – 9h às 12h
Distribuição de mudas pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, patrocinadas pela empresa General Mills com apoio do Instituto Melhores Dias.
Recolhimento de lixo eletrônico parceria com ACAMPA.

Período da Tarde – 13h às 16h30
Local: Parque Natural
Exposição dos espécimes do museu itinerante com monitoria dos alunos do último ano de Ciências Biológicas da UNIVÁS.

– 05/06/2022 (Domingo)
Local: Parque Natural
Período da Tarde – 13h30 às 16h30
Exposição dos espécimes do museu itinerante com monitoria dos alunos do último ano de Ciências Biológicas da UNIVÁS.