Um vazamento de esgoto atingiu uma área de preservação ambiental, que fica atrás de um condomínio em Pouso Alegre. De acordo com moradores do condomínio Portal Bandeirantes, no bairro Santo Expedito, o problema se arrasta por cerca de 2 meses sem solução.

O PousoAlegrenet conversou com o síndico do condomínio, Eduardo Pallaro, que explicou que uma tubulação de esgoto da Copasa instalada na área frequentemente causa transbordamentos. Além dos moradores reclamarem do mau cheiro e presença de insetos, o vazamento tem atingido um córrego da área de preservação ambiental.

Foto enviada por moradores

“Já é bem frequente isso. Começa a vazar, a gente aciona, eles [Copasa] limpam e depois de algum tempo volta a vazar de novo. O último vazamento recente já tem uns 2 meses que está vazando”, explica Eduardo.

Parte da reserva está sob cuidado e responsabilidade do condomínio. Segundo os moradores, ao menos cinco protocolos já foram abertos na Copasa para solucionar o problema, mas nada foi feito.

Área de preservação ambiental permanente no bairro Santo Expedito | Foto: Google Maps

Procurada pelo PousoAlegrenet na segunda-feira (18), a Copasa disse que esteve nesta terça (19) no local, e que executou manutenção emergencial e limpeza da rede de esgoto, sanando o problema.

Por meio de nota, a Copasa culpou a população pelo extravasamento do esgoto. A Copasa disse que “devido ao mau uso da rede, com descarte incorreto de materiais e objetos, houve um entupimento em determinado ponto que provocou o extravasamento de esgoto”.

A companhia orienta que a população “faça o uso correto da rede de esgoto e ressalta a importância de não descartar nos vasos sanitários objetos que devem ser depositados na lata de lixo, tais como tocos de cigarro, papeis, plásticos, trapos, absorventes, fraldas, chicletes etc. Outro ponto importante é não deixar cair pelo ralo da pia restos de alimentos e não fazer ou permitir que se faça escoamento da água de chuva pela rede de esgoto.”, disse em nota.

Foto enviada por moradores