Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (União Brasil) é o único sem mandato entre os nomes mais lembrados para deputado federal de Minas Gerais. Recordista de votos nas últimas duas eleições municipais, Simões foge a regra. Porém, ele ainda deverá herdar votos da base eleitoral do deputado Federal Bilac Pinto, seu padrinho político, e que não disputará a reeleição.

“A pesquisa espontânea mede o quanto os candidatos são lembrados pelo eleitor, por isso vemos diversos nomes que hoje ocupam uma cadeira na Câmara; são candidatos que passaram por campanhas mais recentes e, por isso, estão mais ‘frescos’ na memória”, aponta a analista DataTempo Bruna Assis.

Nomes com Aécio Neves (PSDB), Reginaldo Lopes (PT), Fábio Ramalho (MDB) e Wellington Prado (PMB) já foram eleitos várias vezes.

De acordo com a pesquisa do DataTempo, Rafael Simões apareceu na 3ª posição entre as maiores intenções de voto para deputado federal em Minas Gerais. Simões empata na terceira posição com 0,4% das intenções com outros 4 nomes: Cleitinho (PSC), Misael Varela (PSD), Rogério Correia (PT), Marcelo Freitas (União Brasil) e Wellington Prado (PMB). A pesquisa é liderada por Fabio Ramalho (MDB) com 1% das intenções de votos.

De acordo com o jornal O Tempo, a taxa de renovação das eleições de 2018 foi de 47%. Foram eleitos 25 candidatos que não tinham mandato como deputado na legislatura anterior. Segundo Bianca Assis, ainda é cedo para projetar a taxa de renovação das eleições de 2022.

A pesquisa do DataTempo ouviu 2 mil pessoas entre os dias 15 e 20 de julho. A margem de erro é de 2,19 potos percentuais para mais e para menos. A pesquisa foi registrada no TSE com o número: MG-08733/2022.