Tutty é considerado foragido da justiça (Foto: Arquivo TV Câmara)

O ex-presidente da Câmara de Pouso Alegre, Maurício Tutty, está com mandado de prisão em aberto. O mandado de prisão contra ele consta como ‘Pendente de Cumprimento’ no sistema no Conselho Nacional de Justiça e no Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública).

Maurício Donizeti de Sales foi condenado em 2019 a sete anos de prisão no regime semi-aberto por corrupção. Segundo o Ministério Público, ele pediu R$ 26 mil de propina em 2011 quando era secretário de Meio Ambiente na gestão Perugini (PT). O valor seria para conceder licença ambiental à uma empresa que teve uma obra de aterramento embargada na Av. Vicente Simões.

Tutty já havia sido considerado foragido antes. Em 2019, a Polícia Civil tentou cumprir mandado contra ele, mas não o encontrou. Nesse período ele obteve um habeas-corpus expedido pelo Ministro Gilmar Mendes. Esse habeas-corpus já não tem validade.

Desde então, Tutty vinha evitando a prisão através de diversos recursos e habeas-corpus, mas teve o último recurso negado em março deste ano. Com isso, um mandado de prisão, expedido em 2020, voltou a valer e aguarda cumprimento.

O PousoAlegrenet vem tentando há dias contato com Maurício Tutty e seus advogados, mas não obteve resposta. Ele ainda não foi preso pela Polícia. Há relatos de que ele tenha saído do país. Quem tiver informações, pode denunciar pelo 190 ou anonimamente pelo 181.